O CONTROLE INTERNO COMO INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Autores

  • Eliane Pereira Nunes UFSM
  • Daniel Arruda Coronel UFSM

Palavras-chave:

Controle interno. Instrumentos de controle. Gestão pública.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os instrumentos de controle interno existentes nas Pró-Reitorias da UNIPAMPA e a sua aplicabilidade no contexto institucional. Neste sentido, efetuou-se a coleta de dados qualitativos junto aos gestores das Pró-Reitorias Administrativas da UNIPAMPA, por meio de entrevistas e de observação direta. Os resultados indicaram que estas Pró-Reitorias utilizam alguns sistemas do Governo Federal como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e o Sistema de Informações Estudantis (SIE-Módulo RH) e, principalmente, planilhas de Excel para realizar o controle interno na Universidade. Identificou-se que existe uma demanda dessas Pró-Reitorias pela implantação de um sistema interno de gestão que integre, agregue e disponibilize as informações, auxiliando no acompanhamento das atividades e, consequentemente, no controle interno. Ao final, conclui-se que as atuais ferramentas de trabalho contribuem apenas parcialmente no controle interno nas Pró-Reitorias Administrativas da UNIPAMPA e, por esse motivo, são necessárias melhorias e adaptações no sistema de controle interno.

Biografia do Autor

Eliane Pereira Nunes, UFSM

Administradora, Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM e servidora da UNIPAMPA

Daniel Arruda Coronel, UFSM

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Editor de Seção da Revista Ciência Rural e Membro do Conselho Editorial da Revista do CCEI, além de parecerista de várias revistas acadêmicas. Tem experiência na área de Economia e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Brasileira, Política Industrial, Métodos Quantitativos, Competitividade Internacional do Agronegócio Brasileiro e Projetos de Investimento.

Downloads

Publicado

23-06-2013

Como Citar

NUNES, Eliane Pereira; CORONEL, Daniel Arruda. O CONTROLE INTERNO COMO INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/587. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos