UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA INVESTIGAÇÃO NOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS CONGRESSOS DA ANPCONT E DA USP 2007-2010

Autores

  • Gleice Carvalho de Lima Moreno UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Jorge Expedito Lopes Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcleide Maria Macedo Pederneiras Universidade Federal de Pernambuco
  • José Francisco Ribeiro Filho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Evolução bibliométrica. Produção científica. Governança corporativa.

Resumo

Este estudo teve como escopo analisar de que forma ocorreu a evolução quantitativa da pesquisa científica em governança corporativa. Revela-se como uma pesquisa importante, por identificar as abordagens que estão sendo dadas ao tema de governança corporativa e como está a evolução quantitativa dessas produções. A análise aconteceu tomando por base o Congresso da ANPCONT e o Congresso da USP, considerando os períodos de 2007 a 2010. Para a coleta de dados foi utilizado um check list, desenvolvido para montar uma base de dados estruturada com os artigos selecionados para a análise. Além do uso parcial do modelo paradigmático, evidenciado por Martins e Theóphilo (2008). O resultado desse trabalho mostrou que os artigos escolhidos para a análise foram aqueles que apresentaram na estrutura pré-textual a identificação da expressão “governança” ou “governança corporativa”. Dessa forma, observa-se que 58 trabalhos publicados nos Anais dos Congressos atendiam a esse requisito. Os assuntos mais abordados nos artigos, aqui analisados, foram Gestão de Empresas e Disclosure, fazendo uso da análise documental como procedimento metodológico mais adotado. As referências utilizadas dividiram-se entre nacionais e internacionais, tornando a pesquisa mais abrangente. Com isso, observa-se que, os artigos analisados compõem a evolução quantitativa da produção científica, levando em consideração os assuntos tratados, o procedimento metodológico utilizado, as referências exploradas pelos autores, entre outros critérios observados nos trabalhos.

Biografia do Autor

Gleice Carvalho de Lima Moreno, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco

Jorge Expedito Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado em Administração de Sistemas Educacionais - University of Miami, Estados Unidos.

Marcleide Maria Macedo Pederneiras, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciências Contábeis - Universidade de Brasília

José Francisco Ribeiro Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Controladoria e Contabilidade - USP (In memorian).

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

MORENO, Gleice Carvalho de Lima; LOPES, Jorge Expedito; PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macedo; RIBEIRO FILHO, José Francisco. UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA INVESTIGAÇÃO NOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS CONGRESSOS DA ANPCONT E DA USP 2007-2010. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/592. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos