O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA

Autores

  • Gilmar D'Agostini Oliveira Casalinho UFRGS

Palavras-chave:

Big Data, Tecnologia da Informação, Inteligência Competitiva, Desempenho de Mercado

Resumo

O uso do Big Data e a integração entre a área de marketing e outros departamentos são algumas das prioridades de pesquisa elencadas pelo Marketing Science Institute. Alinhado com esta agenda, o presente artigo busca estreitar atributos e facetas do marketing e de Tecnologia da Informação (TI), delineando um campo teórico que possa servir de base para pesquisas empíricas. Assim, apresentam-se uma revisão teórica e discussões sobre as potencialidades do Big Data no ambiente comum às duas áreas. O artigo busca apurar que fatores mercadológicos e que mecanismos de TI se fazem presentes nessa relação, visando a alinhar as duas áreas com as demandas estratégicas das organizações. Além disso, também constrói-se, neste estudo, um modelo conceitual para essa relação e uma série de proposições com o intuito de tornar mais claros esses relacionamentos.

Biografia do Autor

Gilmar D'Agostini Oliveira Casalinho, UFRGS

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

23-12-2015

Como Citar

CASALINHO, Gilmar D’Agostini Oliveira. O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos