PERÍCIA CONTÁBIL: ESTUDO DA QUALIDADE DO TRABALHO DOS PERITOS SOB A ÓTICA DOS MAGISTRADOS DE PRIMEIRO GRAU ATUANTES NA JUSTIÇA CÍVEL DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • Guilhermo Adib
  • Paulo Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Perícia Contábil Judicial, Perito Contador, Qualidade da Perícia Contábil.

Resumo

Este trabalho buscou avaliar a qualidade do trabalho dos peritos atuantes na Justiça Cível. Portanto, aplicou-se um questionário para identificar a opinião dos juízes de primeiro grau de Porto Alegre/RS. A pesquisa se caracteriza como um estudo quantitativo e descritivo. Se, por um lado os resultados evidenciaram necessidades de melhorias em algumas atividades relacionadas com o trabalho pericial, especialmente nos itens com respostas inferiores a 70% de satisfação dos Magistrados, como foi o caso da objetividade do trabalho do perito, com relação ao uso excessivo de linguagem técnica, à apresentação de forma clara e compreensiva dos cálculos periciais e com relação ao perito exercer papel de julgador, emitindo opinião sobre questões de mérito; por outro, mesmo que as respostas dos magistrados tenham demonstrado que em algumas das variáveis pesquisadas o nível de satisfação merece a atenção dos peritos, o resultado médio geral de satisfação foi de 73,09% para os requisitos de qualidade nos itens que compõem um trabalho pericial. No entanto, de modo geral, a pesquisa identificou que os magistrados classificaram o trabalho pericial com um nível médio de satisfação de 95,16%.

Biografia do Autor

Paulo Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

ADIB, Guilhermo; SCHMIDT, Paulo. PERÍCIA CONTÁBIL: ESTUDO DA QUALIDADE DO TRABALHO DOS PERITOS SOB A ÓTICA DOS MAGISTRADOS DE PRIMEIRO GRAU ATUANTES NA JUSTIÇA CÍVEL DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/665. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos