FATORES INSTITUCIONAIS DETERMINANTES NAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS: O CASO DA REDE EDUCAR

Autores

  • Antônio Carlos Brunozi Júnior Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba
  • José Antônio Valle Antunes Júnior Unisinos
  • Clóvis Antônio Kronbauer Unisinos
  • Leonardo Pinheiro Deboçã Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

Palavras-chave:

Teoria Institucional. Cooperação. Redes. Educação Infantil.

Resumo

A partir dos pressupostos da teoria institucional, este estudo tem o objetivo de identificar e analisar a interveniência dos fatores institucionais nas práticas formais e informais de cooperação da Rede EDUCAR. Com a aplicação de estudo de caso no segmento de escolas de educação infantil, em 2014, configuraram-se metodologicamente instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e questionários semiestruturados. Os resultados obtidos mostraram que os fatores institucionais, principalmente o sistema legal e normativo, a confiança, a socialização de conhecimentos e a aprendizagem e gestão compartilhada, afetam positivamente a cooperação no segmento de educação infantil.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Brunozi Júnior, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

Doutorando em Ciências Contábeis - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Docente da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba.

José Antônio Valle Antunes Júnior, Unisinos

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós Graduação em Administração da Unisinos.

Clóvis Antônio Kronbauer, Unisinos

Doutor em Contabilidad y Auditoría - Universidad de Sevilla, US, Espanha. Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

Leonardo Pinheiro Deboçã, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba.

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

BRUNOZI JÚNIOR, Antônio Carlos; VALLE ANTUNES JÚNIOR, José Antônio; KRONBAUER, Clóvis Antônio; DEBOÇÃ, Leonardo Pinheiro. FATORES INSTITUCIONAIS DETERMINANTES NAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS: O CASO DA REDE EDUCAR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/669. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos