A SUPERAÇÃO DA TEORIA DA NORMATIVIDADE CONSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE DA TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS E DO ESTADO DE EXCEÇÃO PERMANENTE FRENTE AO MEDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

  • Juliana Costa Zaganelli
  • Daury Cesar Fabriz

Resumo

Este artigo propõe uma análise acerca da consolidação do estado de exceção permanente no Brasil. Primeiro, apresenta a teoria crítica da força normativa constitucional de Konrad Hesse e Ferdinand Lassale, para analisar a possível superação da força normativa da Constituição. Posteriormente, aborda os impactos da “Teoria das Janelas Quebradas” em Nova York, com finalidade comparativa para verificar a consolidação do estado de exceção permanente de Giorgio Agambem, em razão do “medo” instaurado na sociedade brasileira e da superação da teoria da normatividade da Constituição, a qual se reafirma cada vez mais como uma mera “folha de papel”.

Biografia do Autor

Juliana Costa Zaganelli

Mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV – Faculdade de Direito de Vitória. Membro do Grupo de Pesquisas, Estudos e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética – BIOGEPE.

Daury Cesar Fabriz

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente da Academia Brasileira de Direitos Humanos. Membro do Grupo de Pesquisa "Estado, Democracia e Direitos Fundamentais".

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

ZAGANELLI, Juliana Costa; FABRIZ, Daury Cesar. A SUPERAÇÃO DA TEORIA DA NORMATIVIDADE CONSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE DA TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS E DO ESTADO DE EXCEÇÃO PERMANENTE FRENTE AO MEDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/671. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos