A EFETIVIDADE SOCIAL DO PROGRAMA BOLSA VERDE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Marlene de Paula Pereira IFSudesteMG
  • Maria Izabel Vieira Botelho UFV
  • Marimar de Fátima Condé IFSudesteMG
  • Sebastião Cezar Ferreira UFRRJ

Palavras-chave:

Bolsa Verde, agricultura familiar, preservação

Resumo

O programa Bolsa Verde de Minas Gerais, instituído pela Lei n. 17.727/2008 e regulamentado pelo Decreto 45.113/2009, objetiva a concessão de incentivo financeiro aos proprietários e posseiros que apoiarem a conservação da cobertura vegetal nativa. O presente trabalho teve por objetivo investigar a efetividade social desse programa nos municípios de Alto Rio Doce e Cipotânea, localizados na região da Zona da Mata Mineira. A metodologia utilizada foi a consulta aos bancos de dados do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e a realização de entrevistas semiestruturadas com os beneficiários. As investigações revelaram que o programa apresenta falhas como dificuldades por parte dos agricultores de acessarem a política pública e atrasos no pagamento do benefício. Constatou-se que algumas falhas do programa se devem à falta de uma política de apoio aos agricultores.

Biografia do Autor

Marlene de Paula Pereira, IFSudesteMG

Professora de Direito do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, campus Barbacena; Aluna do curso de Doutorado em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa – Brasil.

Maria Izabel Vieira Botelho, UFV

Professora Associada do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Pós-Doutorada em Wageningen University, Holanda.

Marimar de Fátima Condé, IFSudesteMG

Gestora ambiental, IFSudesteMG, campus Barbacena

Sebastião Cezar Ferreira, UFRRJ

Mestrando em Ciências Sociais na UFRRJ

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

PEREIRA, Marlene de Paula; BOTELHO, Maria Izabel Vieira; CONDÉ, Marimar de Fátima; FERREIRA, Sebastião Cezar. A EFETIVIDADE SOCIAL DO PROGRAMA BOLSA VERDE DE MINAS GERAIS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/673. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos