DANÇA NA ESCOLA: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO

Autores

  • Manuela Machado Wiebusch Centro Universitário UNIVATES
  • Silvane Fensterseifer Isse Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Dança, Escola, Linguagem Corporal

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender como a dança na escola pode ser elemento de criação, comunicação, expressão e linguagem corporal. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Teutônia/RS. As intervenções se deram em aulas de dança. Como instrumentos para a coleta das informações foram utilizados observações, filmagens e registros em diário de campo. Os resultados evidenciaram que os alunos sentem dificuldade quando se trata de processo criativo, mostrando insegurança e falta de informações para criar. A dança criativa não vem sendo trabalhada por professores nas aulas de dança, mas existe a possibilidade de trabalhá-la na escola, experimentando novas possibilidades corporais.

Biografia do Autor

Manuela Machado Wiebusch, Centro Universitário UNIVATES

Licenciada em Educação Física - Centro Universitário UNIVATES

Silvane Fensterseifer Isse, Centro Universitário UNIVATES

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano - UFRGS; Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais - Centro Universitário UNIVATES

Downloads

Publicado

04-06-2016

Como Citar

WIEBUSCH, Manuela Machado; ISSE, Silvane Fensterseifer. DANÇA NA ESCOLA: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1003. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos