AS RELAÇÕES DOS GUARANI COM OS ESPAÇOS OCUPADOS E AS “MIGRAÇÕES FORÇADAS” EM TERRITÓRIOS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS TAQUARI-ANTAS E PARDO

Autores

  • Tuani de Cristo Centro Universitário UNIVATES
  • Neli Teresinha Galarce Machado Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1086

Palavras-chave:

Guarani, Território, Ñande Reko, Jesuítas, Migração

Resumo

Os territórios americanos são milenarmente ocupados por sociedades indígenas. Os Guarani eram uma dessas sociedades que viviam no continente e seguindo suas lógicas históricas e culturais ocupavam, movimentavam-se e classificavam os espaços ocupados. Há cerca de 3.000 anos os indígenas Guarani iniciaram sua expansão territorial do norte do Brasil em direção ao sul da América Meridional, chegando aos territórios que atualmente configuram o estado do Rio Grande do Sul, áreas onde exerceram o ñande reko. Com a chegada dos europeus e os contatos interétnicos entre ambos os grupos, conflagraram-se alguns conflitos principalmente no que se refere a ocupações territoriais. O objetivo proposto neste trabalho é analisar no século XVII os processos de migrações dos Guarani entre as reduções jesuíticas e tradicionais áreas indígenas localizadas em territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas e Pardo. Em decorrência do avanço da Companhia de Jesus para os territórios dos rios Taquari-Antas e Pardo, realizou-se alianças entre Guarani e jesuítas, e os segundos propunham transferência para outras áreas como, por exemplo, são os casos dos Caciques Quarae e Naee. E, também houve situações de migrações forçadas envolvendo um Guarani denominado Tayubai, gerando conflitos entre indígenas e padres.

Biografia do Autor

Tuani de Cristo, Centro Universitário UNIVATES

Graduanda em História. Bolsista Univates no projeto de pesquisa Arqueologia, História Ambiental e Etnohistória do RS.

Neli Teresinha Galarce Machado, Univates

Doutora em Arqueologia. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2016

Como Citar

CRISTO, Tuani de; MACHADO, Neli Teresinha Galarce. AS RELAÇÕES DOS GUARANI COM OS ESPAÇOS OCUPADOS E AS “MIGRAÇÕES FORÇADAS” EM TERRITÓRIOS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS TAQUARI-ANTAS E PARDO. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1086. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1086. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos