O ACESSO À EDUCAÇÃO AOS IMIGRANTES HAITIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARROIO DO MEIO

Autores

  • Alice Krämer Iorra Schmidt
  • Marta Luisa Piccinini
  • Márcia Solange Volkmer

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1102

Palavras-chave:

Imigrações, Direito, Educação

Resumo

O direito à educação está consagrado na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, como um direito social, exigindo-se dos Poderes Públicos prestações positivas para sua implementação. O acesso à educação deve ser garantido a todos os residentes no país, sejam eles brasileiros, ou estrangeiros. Analisando a situação dos estrangeiros, que historicamente receberam atenção por se constituírem como mão-de-obra para o Brasil, o presente artigo aborda a questão das imigrações contemporâneas, que estão a trazer novos desafios para a organização da sociedade em diversas áreas, a exemplo da saúde e moradia, e também na prestação da educação por parte do Estado. As cidades do Vale do Taquari, nos últimos anos, têm recebido um contingente expressivo de imigrantes, atraídos pelas ofertas de emprego e vínculos com imigrantes já estabelecidos – o que leva estes Municípios a criarem mecanismos para dar maior efetividade ao direito fundamental à educação destes recém-chegados. O trabalho analisa a inserção dos imigrantes haitianos no Vale do Taquari, precisamente na cidade de Arroio do Meio/RS, e os desafios encontrados no acesso à educação na localidade. Para tanto, faz-se uma pesquisa de cunho eminentemente investigativo, a partir de um estudo de caso em uma escola pública no município de Arroio do Meio. Realizaram-se levantamentos e entrevistas com as pessoas envolvidas nesse complexo processo de acolhimento e inserção na comunidade escolar. O trabalho sugere que, na localidade, o direito humano à educação está sendo garantido, em que pese as dificuldades de adaptação encontradas inicialmente pelos imigrantes e pelos seus filhos em idade escolar.

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Publicado

23-12-2016

Como Citar

SCHMIDT, Alice Krämer Iorra; PICCININI, Marta Luisa; VOLKMER, Márcia Solange. O ACESSO À EDUCAÇÃO AOS IMIGRANTES HAITIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARROIO DO MEIO. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1102. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1102. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos