NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DESVELADAS NO DISCURSO DE DOCENTES

Autores

  • Graciene Verdécio de Gusmão Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Barra do Bugres.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1524

Palavras-chave:

Crenças. Formação docente. Ensino e Aprendizagem. Língua Inglesa. Narrativas.

Resumo

sta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista buscou investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa a partir de suas narrativas de aprendizagem. O corpus foi constituído de narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da UFMG. Os resultados desta análise foram significativos, pois possibilitaram uma reflexão sobre as políticas de formação de professores de línguas vigentes no Brasil, bem como despertaram a necessidade de repensá-las, com vistas a uma possível (re)formulação, no intento de buscar subsídios inovadores para enfrentar os desafios latentes no atual ensino escolarizado brasileiro.

Biografia do Autor

Graciene Verdécio de Gusmão, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Barra do Bugres.

Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Barra do Bugres. Professora no curso de Letras (Português/Espanhol), da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Universidade Aberta do Brasil - UAB, na Modalidade Educação a Distância – EAD.

Downloads

Publicado

27-12-2017

Como Citar

GUSMÃO, Graciene Verdécio de. NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DESVELADAS NO DISCURSO DE DOCENTES. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1524. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1524. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos