CLASSE HOSPITALAR: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO HOSPITALAR

Autores

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
  • Wanessa Saran Ribeiro Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
  • Uyara Soares Calvalcanti Teixeira
  • Mário José de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1595

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação especial, Classe hospitalar, Atendimento educacional hospitalar, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre educação inclusiva no contexto hospitalar e elege como objetivo compreender a percepção da professora, dos educandos em tratamento de saúde e de seus respectivos familiares acerca do processo ensino-aprendizagem de matemática na classe hospitalar. Apresenta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, valendo-se do método de Estudo de Caso. Para a análise, utiliza-se dos pressupostos da Análise de Conteúdo na abordagem de Franco (2005) e Bardin (2004). Enquanto resultado, dentre outros, apresenta a percepção positiva dos educandos em pesquisa e de seus familiares acerca das aulas de matemática ocorridas em um hospital de tratamento contra o câncer em Goiás. Evidencia que as estratégias lúdicas utilizadas são adequadas no sentido de perceber interesse, participação e aprendizagem dos conteúdos de matemática. Expõe a importância de um planejamento sólido e responsável no sentido de contemplar as necessidades individuais de cada educando. Os resultados permitem inferir sobre a relevância de práticas educativas criativas, inovadoras e inclusivas no contexto das classes hospitalares, em meio a muitos desafios e adversidades presentes.

Biografia do Autor

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG.

Uyara Soares Calvalcanti Teixeira

Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás.

Mário José de Souza

Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

27-12-2017

Como Citar

TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; RIBEIRO, Wanessa Saran; TEIXEIRA, Uyara Soares Calvalcanti; SOUZA, Mário José de. CLASSE HOSPITALAR: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO HOSPITALAR. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1595. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1595. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos