LEITURA: UM RETRATO DAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Márcia Regina Melchior Landim, Onici Claro Flôres

Resumo


O presente artigo busca problematizar o trabalho com leitura nas diferentes áreas do conhecimento, confrontando a fala do professor em relação a sua prática com as percepções do aluno sobre o papel desta para a sua aprendizagem. O trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa com professores de todas as áreas do conhecimento de uma escola pública e uma particular do município de Venâncio Aires, e com alunos do 8º ano de ambas as escolas. Os dados apurados permitem uma reflexão sobre as prováveis causas do insucesso dos alunos nas avaliações de leitura e sinalizam a necessidade de mudanças urgentes na prática docente.

Palavras-chave


Leitura; Compreensão; Situações de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1845

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Márcia Regina Melchior Landim, Onici Claro Flôres

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: