LEITURA: UM RETRATO DAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Márcia Regina Melchior Landim Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Onici Claro Flôres Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1845

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão, Situações de aprendizagem.

Resumo

O presente artigo busca problematizar o trabalho com leitura nas diferentes áreas do conhecimento, confrontando a fala do professor em relação a sua prática com as percepções do aluno sobre o papel desta para a sua aprendizagem. O trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa com professores de todas as áreas do conhecimento de uma escola pública e uma particular do município de Venâncio Aires, e com alunos do 8º ano de ambas as escolas. Os dados apurados permitem uma reflexão sobre as prováveis causas do insucesso dos alunos nas avaliações de leitura e sinalizam a necessidade de mudanças urgentes na prática docente.

Biografia do Autor

Márcia Regina Melchior Landim, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em Pedagogia e em Letras - Espanhol pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC, Pós graduação em Língua Portuguesa: Redação e oratória pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID e em Psicopedagogia Institucional, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e atualmente cursa o Doutorado em Letras pela mesma universidade, integrando o grupo de pesquisa Linguagem e cognição.Tem experiência na área de alfabetização e anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e também em gestão escolar.

Onici Claro Flôres, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduou-se em Filosofia (1970) e em Letras (1973) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 1983, concluiu seu mestrado em Educação - área de concentração - em Psicologia Educacional, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez doutorado em Letras/Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), tendo concluído essa etapa de sua formação acadêmica em 1994. Como docente do ensino básico, atuou na rede de ensino do estado do RS e na rede municipal (Porto Alegre) por mais de trinta anos, como professora de Língua Portuguesa. No III Grau, lecionou Linguística na FAPA, na ULBRA / Canoas e, atualmente, leciona no Curso de Letras e no Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. É investigadora da área de Linguística, concentração em Psicolinguística, pesquisando a respeito dos seguintes temas: leitura, leitura e sistemas de escrita, linguagem e cognição, interpretação /compreensão, alfabetização. Fez pós-doutorado (Estágio Sênior) em Psicolinguística, na Universidade do Porto - Faculdade de Letras - no grupo de pesquisa coordenado pela Prof.ª Maria da Graça Pinto.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

LANDIM, Márcia Regina Melchior; FLÔRES, Onici Claro. LEITURA: UM RETRATO DAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1845. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1845. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos