O USO DE PRÁTICAS PEDAGOGICAS E INOVADORAS NAS AULAS DE GINÁSTICA PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DO CMEI “VIVER A INFÂNCIA”, NA CIDADE DE GOIÂNIA/GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1857

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Criatividade. Inovação.

Resumo

Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso, do CMEI Viver a Infância, em Goiânia. Esta pesquisa surgiu da seguinte questão: As aulas de ginástica ministradas no CMEI Viver a Infância, na cidade de Goiânia, utilizam práticas pedagógicas criativas? Assim, tem como objetivo geral: Avaliar-se as aulas de ginástica ministradas no CMEI Viver a Infância, na cidade de Goiânia, utilizam práticas pedagógicas criativas. A justificativa para tal estudo se deu a partir do interesse de saber como seria ensinar e facilitar o aprendizado para a população de 4 e 5 anos de idade, foco do projeto de extensão de Ginástica tendo esta pesquisadora como participadora voluntária, além do meu interesse de desvendar se os pesquisadores e pesquisadoras deste projeto utilizam da criatividade na elaboração do seu plano semestral e se a esta faz parte do seu planejamento.

Biografia do Autor

Lara Gleib Marques Silva Araújo

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Professora do Colégio Militar do Estado de Goiás.

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona ? UB/ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás ? PUC/GO. Psicólogo ? PUC/GO. Psicopedagogo ? PUC/GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - MIELT/UEG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas ? RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD/CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto ?Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora? - CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas ? UFT/TO. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

Downloads

Publicado

23-07-2018

Como Citar

ARAÚJO, Lara Gleib Marques Silva; SUANNO, João Henrique. O USO DE PRÁTICAS PEDAGOGICAS E INOVADORAS NAS AULAS DE GINÁSTICA PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DO CMEI “VIVER A INFÂNCIA”, NA CIDADE DE GOIÂNIA/GO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1857. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1857. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos