ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FOCO: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENEM EM QUESTÕES REFERENTES AO USO DA LÍNGUA MATERNA

Mariane Mérida Silva, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza

Resumo


Este artigo tematiza a performance dos alunos no ENEM em questões que abordem, no Eixo das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, habilidades referentes à capacidade de analisar os contextos de aplicação da língua portuguesa em uso. Por conta disso, parte-se da seguinte indagação: como os participantes do ENEM desenvolvem-se frente a questões que envolvam habilidades de identificação, relação e reconhecimento dos usos da língua em diversificados contextos de aplicação? Objetiva-se, assim, investigar o desempenho discente no exame de avaliação de maior destaque nacional. Metodologicamente, realizou-se um estudo do Relatório Pedagógico do ENEM em suas ponderações diante dos resultados identificados, de modo particular, nas questões com propostas de análise linguística. O aporte teórico subjacente a este trabalho encontra respaldo em Marcondes (2010); Geraldi (2001); Luft (2009); Perini (2009); e Suassuna (2012).

Palavras-chave


Linguística. Ensino. ENEM.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1861

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Joane Marieli Pereira Caetano, Mariane Mérida Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: