ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FOCO: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENEM EM QUESTÕES REFERENTES AO USO DA LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Mariane Mérida Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ DE ITAPERUNA (UNIFSJ)
  • Joane Marieli Pereira Caetano UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1861

Palavras-chave:

Linguística. Ensino. ENEM.

Resumo

Este artigo tematiza a performance dos alunos no ENEM em questões que abordem, no Eixo das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, habilidades referentes à capacidade de analisar os contextos de aplicação da língua portuguesa em uso. Por conta disso, parte-se da seguinte indagação: como os participantes do ENEM desenvolvem-se frente a questões que envolvam habilidades de identificação, relação e reconhecimento dos usos da língua em diversificados contextos de aplicação? Objetiva-se, assim, investigar o desempenho discente no exame de avaliação de maior destaque nacional. Metodologicamente, realizou-se um estudo do Relatório Pedagógico do ENEM em suas ponderações diante dos resultados identificados, de modo particular, nas questões com propostas de análise linguística. O aporte teórico subjacente a este trabalho encontra respaldo em Marcondes (2010); Geraldi (2001); Luft (2009); Perini (2009); e Suassuna (2012).

Biografia do Autor

Mariane Mérida Silva, CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ DE ITAPERUNA (UNIFSJ)

Graduada em Língua Portuguesa. Especialista em Gestão Escolar.

Joane Marieli Pereira Caetano, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem.

Carlos Henrique Medeiros de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ)

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

SILVA, Mariane Mérida; CAETANO, Joane Marieli Pereira; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FOCO: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENEM EM QUESTÕES REFERENTES AO USO DA LÍNGUA MATERNA. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1861. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1861. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos