METODOLOGIAS ATIVAS E QUALIFICAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO

Alessandra Cassal dos Santos, Adriana Magedanz

Resumo


A educação está em constante metamorfose. E, para auxiliar nessas mudanças, as metodologias ativas buscam facilitar o processo de ensinar. Principalmente no que se referem aos cursos técnicos, há muitos profissionais na função docente, mas sem habilitação pedagógica para tal. Na contemporaneidade, em função dos avanços percebidos nos diversos setores, o professor deveria ultrapassar o modelo básico e tradicional de ensinar, já que os novos mercados de trabalho estão exigindo, cada vez mais, a formação de um cidadão crítico e capaz de mudar o meio em que está. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes percepções de um grupo de professores do ensino técnico, na sua grande maioria sem formação didático-pedagógica, enquanto discentes de um curso de pós-graduação lato sensu intitulado Docência na Educação Profissional (DEP). O foco central desta análise está no aspecto relacionado à importância de buscar qualificação docente voltada, especificamente, para o contexto da educação profissional. A realização de um curso de especialização na área de ensino pode fortalecer algumas percepções quanto ao universo pedagógico e qualificar práticas de sala de aula, auxiliando docentes e alunos. A pesquisa pode ser definida como um estudo de caso, com caráter descritivo, exploratório e abordagem dos dados de cunho qualitativo. O questionário semiaberto utilizado como ferramenta de coleta dos dados referiu, além de informações gerais sobre os pesquisados, a inserção das metodologias ativas no ensino atual. A investigação também permitiu refletir sobre o quanto o professor precisa sentir-se preparado no quesito ensinar e ainda foi possível constatar a importância das metodologias ativas nesta nova realidade, onde o docente assume o papel de ator coadjuvante frente aos alunos, desencadeando num movimento educacional ativo de ensino.

Palavras-chave


: Educação profissional; metodologias ativas; docência; qualificação pedagógica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1885

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