ANEDOTÁRIO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Sabrina Monteiro UNIVATES
  • Luís Felipe Pissaia UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1957

Palavras-chave:

Avaliação. Anedotário. Parecer descritivo. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este artigo trata de uma reflexão sobre aspectos relacionados à avaliação em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil. Objetiva-se analisar como o anedotário empregado por uma professora, favorece a construção de uma proposta de avaliação para a aprendizagem. Dessa forma, faz-se essencial avaliar o aluno em todo o processo de aprendizagem. Para facilitar esse processo, propõe-se a utilização de um anedotário, que serve de apoio ao professor tanto nos registros e observações, quanto no desempenho do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem, em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental. Essa ferramenta pressupõe uma descrição breve de fatos importantes, significativos e relevantes ao processo, ou anotações dos fatos observados, num determinado período de tempo, este sendo trimestral. Essa ferramenta também serve como facilitadora para a avaliação trimestral, chamada de parecer descritivo individual, necessário para a aprovação do aluno, em um contexto pedagógico escolar. Destaca-se que este trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisas teóricas, visando a compreensão dos diferentes conceitos atribuídos, bem como seu papel no processo de ensino e aprendizagem vivenciado no contexto da sala de aula. Os dados obtidos para a realização desta análise, são provenientes de observações e anotações da professora em seu anedotário, durante o primeiro trimestre de 2017. Analisou-se como essa ferramenta auxilia a professora no acompanhamento do desenvolvimento do aluno, aspectos que precisam ser modificados para contemplar as dificuldades encontradas por eles, uma vez que, a avaliação utilizada enquadra-se na avaliação formativa, defendida por Bloom (1983). Sabe-se que não existe uma concepção pronta para o processo avaliativo, mas avaliar antes de tudo, é um ato de investigação e de reflexão em que cada sujeito envolvido possa desenvolver da melhor forma o seu papel, visando, uma aprendizagem significativa, consistente e autônoma.

Biografia do Autor

Sabrina Monteiro, UNIVATES

Professora na Rede Estadual do RS. Mestranda no Programa de Pós Graduação Mestrado em Ensino – UNIVATES, contemplada com Taxa PROSUC/CAPES. sabrinamonteiro1991@gmail.com

Luís Felipe Pissaia, UNIVATES

Enfermeiro. Mestrando no Programa de Pós Graduação Mestrado em Ensino – UNIVATES. lpissaia@universo.univates.br

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

MONTEIRO, Sabrina; PISSAIA, Luís Felipe. ANEDOTÁRIO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1957. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1957. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos