CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR DO ENSINO TÉCNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1992

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino Técnico, Evasão escolar

Resumo

A evasão escolar é preocupação constante dos profissionais da Educação, Instituições de Ensino e de toda a sociedade. Devido às altas taxas observadas no cotidiano das instituições, faz-se necessário identificar e assimilar suas principais causas para a compreensão desse fenômeno, e, a partir disso, pensar em possibilidades frente a essa situação. Nesse sentido, busca-se identificar e analisar as principais causas que podem estar ligadas à evasão escolar do Ensino Técnico no Brasil. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa e, através da leitura e avaliação de trabalhos acerca desta temática, acredita-se que foi possível conhecer e compreender aspectos vinculados a tal fenômeno. Destaca-se que foram usados, como base de busca na plataforma de Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os seguintes descritores: “Evasão Escolar”, “Educação profissional” e “Ensino Técnico”. Como amostras desta pesquisa, se obteve cinco artigos científicos. Ressalta-se que foi possível construir três categorias sobre os motivos da evasão: fatores relacionados ao estudante do curso técnico; à escola e ao sistema de ensino. Os principais achados sobre as causas da evasão sugerem elementos vinculados à vida dos estudantes, possuindo relação com as condições socioeconômicas destes. Sendo que, a partir desse eixo principal, são desencadeados os demais fatores que resultam na evasão. Contudo, nota-se que a elaboração deste trabalho, permitiu também identificar a importância de novos estudos sobre este tema, haja vista a relevância deste debate, acerca de um complexo fenômeno chamado evasão.

Biografia do Autor

Andréia Garcia Wentz, Univates

Graduada em Zootecnia, pela UFSM-CESNORS. Pós graduada em Docência na Educação Profissional, pela Univates. Mestre em Zootecnia pela Unioeste.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

WENTZ, Andréia Garcia; ZANELATTO, Elisângela Mara. CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR DO ENSINO TÉCNICO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1992. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1992. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos