ENTRE A PSICOGÊNESE E A LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Maria Aparecida Ramos Lima
  • Dennys Dikson Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2049

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem escrita. Psicogênese. Aquisição Interacionista. Atividades escolares.

Resumo

Este trabalho apresenta, discute e analisa a aquisição de linguagem escrita em produções de atividades escolares de crianças em processos de alfabetização em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Solidão-PE. Trouxemos, num primeiro plano, a teoria da Psicogênese da escrita, com Ferreiro e Teberosky (1999), e, num segundo, a da Aquisição da Linguagem Interacionista, através de De Lemos (1992, 1995), de Borges (2006, 2010), dentre outros, com o intuito de compreender o processo de construção escrita de um mesmo texto sob a ótica de duas noções que possuem lugares antagônicos de compreensão, revelando-se algumas proximidades e robustos distanciamentos. O estudo carrega um foco de abordagem qualitativa, crítica e reflexiva, com aplicação de atividades escritas em ambiente escolar, fomentadas por alunos em processo de aquisição inicial. A partir dessa bifurcação teórica, analisamos um único texto de cada aluno primeiro a partir da Psicogênese e, logo depois, à luz da Aquisição de Linguagem Interacionista. As discussões levadas à tona nos mostram o quanto cada teoria contribui no desenvolvimento de concepções acerca do sujeito, da língua, da linguagem e do próprio processo de aquisição escrita, situação que permite asseverar que os dados revelaram uma riqueza impressionante de significações circundantes nas produções escritas das crianças, afastando, de certa maneira, uma escrita de um sujeito tido como psicologizante, aproximando-se mais de um processo de escritura tendo como lugar de origem este sujeito imerso e sob efeito do funcionamento da linguagem, sempre.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Ramos Lima

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG). Professora da Rede Municipal de ensino da cidade de Solidão-PE.

Dennys Dikson, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Estágio de Pós-doutoramento em Linguística. Docente do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG).

Downloads

Publicado

22-07-2019

Como Citar

LIMA, Maria Aparecida Ramos; DIKSON, Dennys. ENTRE A PSICOGÊNESE E A LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2049. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2049. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos