CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EM/COM LIBRAS, NO YOUTUBE

Autores

  • Adriana Moreira de Souza Corrêa Universidade Federal de Campina Grande
  • Antonio Joamir Brito do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2263

Palavras-chave:

Histórias em Libras. Contação. YouTube.

Resumo

As histórias divulgadas nos meios digitais contribuem para a inserção de outras línguas e linguagens como semioses que permeiam as novas práticas de leitura. Neste trabalho, trataremos de canais do Youtube que disponibilizam essas histórias, gratuitamente, utilizando-se da Língua Brasileira de Sinais - Libras e/ou do Português como línguas que expressam as narrativas. Para tanto, descreveremos dez canais que se enquadram nessas características, os quais classificamos em três grupos: somente em Libras, com Libras em primeiro plano, com Libras em segundo plano, de modo a identificar as contribuições dessas histórias para as práticas escolares e não escolares. Trata-se de uma pesquisa exploratória, pautada na revisão bibliográfica e na análise de canais que se mostraram produtivos por conterem 141 histórias, em vários gêneros, que podem promover a aquisição da língua, acesso ao repertório cultural de determinado grupo e ampliar o conhecimento de si e do mundo nas pessoas surdas, além de divulgar a Libras, estimular o aprendizado pelo surdo e a inclusão.

Biografia do Autor

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharela em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2003), é Especialista em Educação Especial pela Universidade do Vale do Acaraú (2009) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UFC (2014) . Atuou como professora da educação básica na Prefeitura Municipal de Maracanaú - CE, como Tradutora Intérprete do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará - CREAECE e como Tradutora-Intérprete da Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Foi tutora / intérprete de Libras da Universidade Aberta do Brasil - UAB e professora das disciplinas: "Fonética e Fonologia", "Educação Bilingue", "Morfologia e Sintaxe" e "Semântica e Pragmática da Libras", no curso Letras-Libras, do PARFOR/UFPI. Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Campus de Cajazeiras, lotada na Unidade Acadêmica de Letras - UAL. Participa do Grupo de Estudos de Objetos Virtuais de Aprendizagem - GEDOVA e tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva. Participa do grupo de pesquisa Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais - LENTE.

Antonio Joamir Brito do Nascimento

LICENCIADO em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal do Ceará (2004), ESPECIALISTA em ESPORTE ESCOLAR pela Universidade de Brasília (2007) e MESTRE em EDUCAÇÃO BRASILEIRA pela Universidade Federal do Ceará(2011). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Esporte Escolar. REALIZA pesquisas na área de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor. LECIONA a disciplina EDUCAÇÃO FÍSICA no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio e FUTSAL E BASQUETEBOL em categorias de bases.

Downloads

Publicado

18-12-2019

Como Citar

CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; BRITO DO NASCIMENTO, Antonio Joamir. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EM/COM LIBRAS, NO YOUTUBE. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2263. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2263. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos