TRILHAS SENSITIVAS E INTERPRETATIVAS COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Évelyn Pozzebom Barbon Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2309

Palavras-chave:

Educação Física, Trilhas, Educação Ambiental.

Resumo

Essa pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou analisar contribuições de vivências em trilhas sensitivas e interpretativas em relação à formação ambiental de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Lajeado/RS/BRA. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário aplicado aos estudantes, diário de campo, registros fotográficos, cartazes e gravações de áudio das rodas de conversas. Constatou-se que as vivências com a natureza podem ser um caminho que contribui na formação ecológica dos estudantes. Concluiu-se que as trilhas são significativas e o corpo revela-se como lugar possível de aprendizagens e de sensibilização da relação homem-natureza.

Biografia do Autor

Évelyn Pozzebom Barbon, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Centro de Ciências Humanas e Sociais - Curso de Educação Física.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Centro de Ciências Humanas e Sociais - Curso de Educação Física.

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Publicado

18-12-2019

Como Citar

BARBON, Évelyn Pozzebom; NEUENFELDT, Derli Juliano. TRILHAS SENSITIVAS E INTERPRETATIVAS COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2309. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2309. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos