A PRODUÇÃO DE RESENHA DE VÍDEO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Valfrido da Silva Nunes

Resumo


O presente trabalho visa a discutir os aspectos retórico-organizacionais e linguístico-textuais de um gênero, cuja literatura informativa é um tanto escassa, na esfera escolar/acadêmica: a resenha de vídeo. Do ponto de vista teórico, filia-se aos estudos sociorretóricos sobre descrição e análise de gêneros em contextos acadêmicos, na abordagem de Swales (1990; 2004), seguida por Motta-Roth e Hendges (2010), Araújo (2009), Bezerra (2009), dentre outros. Quanto ao aporte metodológico, este estudo configura-se como descritivo-interpretativo, fundamentado na análise documental de um corpus formado por 20 textos produzidos por estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos em Informática e Eletroeletrônica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, em 2018. Os resultados das análises evidenciam que o gênero em tela, a despeito da sua heterogeneidade, apresenta um considerável padrão comum, resultante da compreensão que os estudantes têm do funcionamento discursivo desse gênero na esfera escolar/acadêmica.

Palavras-chave


resenha de vídeo; esfera escolar/acadêmica; organização retórica; aspectos linguístico-textuais

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2319

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