ECONOMIA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES GAÚCHOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2369

Resumo

Este artigo ilustra os resultados das percepções dos estudantes, de uma cidade do Rio Grande do Sul, em relação ao tema de economia e de que forma o referido tema está sendo abordado na disciplina de matemática. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, a investigação foi desenvolvida com trezentos e quatro estudantes do ensino médio e os dados foram produzidos a partir de um questionário, sendo que as questões subjetivas de economia foram analisadas mediante a aplicação da análise textual discursiva. Os dados foram agrupados em duas categorias que abordam respectivamente: recursos e tomada de decisões; preço determinado pelo mercado. Por meio deste estudo, evidencia-se que para alguns estudantes, economia tem relação com a escassez, produção e gasto, o preço é determinado pelo mercado pela interação das forças de oferta e demanda por bens e serviços, além do conhecimento de economia ser importante para o processo de tomada de decisão. Constata-se, também, que a maioria dos estudantes investigados considera o seu nível de conhecimento de economia “regular”, não gostam de economia, mas consideram importante e gostariam de aprender mais sobre o assunto. Muitos dos conhecimentos de economia adquiridos pelos estudantes são por meio da internet, família e televisão.

Biografia do Autor

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestra em Economia (UFPB/ João Pessoa, PB, Brasil), Doutoranda em Ensino (UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), Professora de Economia (FURG, Rio Grande, RS, Brasil).

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutora em Educação (UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2), Professora da Graduação em Matemática e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil).

Downloads

Publicado

18-12-2019

Como Citar

FRANZONI, Patricia; QUARTIERI, Marli Teresinha. ECONOMIA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES GAÚCHOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2369. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2369. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos