A RELEVÂNCIA DA COMPREENSÃO LEITORA E A COMPREENSÃO LEITORA PELA RELEVÂNCIA

Autores

  • Brendom da Cunha Lussani Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Kári Lúcia Forneck Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2430

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Inferência, Ensino da leitura, Teoria da Relevância, Estratégias de leitura

Resumo

Este trabalho pretendeu responder à seguinte questão norteadora: como potencializar práticas de ensino da compreensão leitora a partir da apropriação textual movida pela relevância? Para tanto, assumimos dois campos teóricos para concretizar uma interface: a Psicolinguística, no que diz respeito às estratégias de leitura, e a Pragmática, via Teoria da Relevância, no que diz respeito à busca pela relevância máxima da significação. Participaram da pesquisa quatro turmas de 8o ano de duas escolas da rede pública de duas cidades do Vale do Taquari-RS. A metodologia se concretizou pela proposição de intervenção didática a partir da leitura do texto Muribeca, de Marcelo Freire, tendo duas turmas como as de aplicação e duas como turmas de controle. As turmas de aplicação realizaram a leitura do texto com mediação do professor, o que não aconteceu nas turmas de controle. Os resultados obtidos nos testes de leitura que se seguiram às intervenções revelaram que os alunos das turmas de aplicação obtiveram melhores desempenhos no que diz respeito ao processamento do significado. Evidenciou-se, assim, que as intervenções didáticas de leitura, cujo foco era estimular a produção de inferências pela ativação de conhecimentos prévios e pela produção de predições, auxiliam na busca pela relevância máxima nas tarefas de leitura. Ao fim, concluímos que é possível um trabalho em sala de aula tendo o significado do texto compreendido e processado pelos alunos, desde que o professor tenha em mente os objetivos de leitura e crie espaços de inferenciação sobre o texto. Concretizamos, assim, a interface teórica intencionada neste estudo.

Downloads

Publicado

18-12-2019

Como Citar

LUSSANI, Brendom da Cunha; FORNECK, Kári Lúcia. A RELEVÂNCIA DA COMPREENSÃO LEITORA E A COMPREENSÃO LEITORA PELA RELEVÂNCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2430. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2430. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos