UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE M-LEARNING, ABP E MODELAGEM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE CDI EM ENGENHARIAS

Autores

  • Fulvio Bianco Prevot IFSP / UNICSUL
  • Juliano Schimiguel

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2442

Palavras-chave:

Educação em Engenharia, Aprendizagem Baseada em Problemas, Modelagem Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, M-Learning, Apps Matemáticos.

Resumo

Pesquisas indicam que boa parte dos alunos dos cursos de Engenharia, no Brasil, não apresentam bom desempenho nos cursos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), devido a alguns fatores, dentre eles a precária base matemática, trazida dos ensinos fundamental e médio, bem como os conteúdos apresentarem relativo grau de abstração. Nas Instituições de Ensino Superior, mesmo com a disponibilização de estratégias de acompanhamento e auxílio aos alunos (plantões de dúvida, monitorias), discentes com maiores problemas de aprendizagem ainda parecem apresentar muitas dificuldades. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura (RSL), no que tange à aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP, ou, em inglês, PBL), da Modelagem Matemática (MM), da m-learning (fundamentada na Teoria da Atividade - TA) e ao uso de smartphones e aplicativos matemáticos, no contexto do ensino e da aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) em cursos de Engenharia, no período de 2005 a 2019. A metodologia para a RSL baseia-se nos trabalhos de Kitchenham (2004) e no modelo proposto por Almeida (2016). Descrevem-se algumas contribuições que o emprego destas metodologias e tecnologias têm trazido ao ensino de CDI nos cursos mencionados. Percebe-se, no resultado da pesquisa, um pequeno, porém crescente, número de pesquisas envolvendo estes temas, o que leva a inferir que ainda há espaço para novas pesquisas neste campo, no sentido aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem relacionados.

Biografia do Autor

Fulvio Bianco Prevot, IFSP / UNICSUL

Professor EBTT do IFSP - Campus São Paulo

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

PREVOT, Fulvio Bianco; SCHIMIGUEL, Juliano. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE M-LEARNING, ABP E MODELAGEM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE CDI EM ENGENHARIAS. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2442. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2442. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos