O CONHECIMENTO DO NUTRICIONISTA FRENTE AO PACIENTE OBESO MÓRBIDO E A RELAÇÃO COM AQUELA QUE EXERCE A FUNÇÃO MATERNA

Autores

  • Claudia Petter Universidade Feevale
  • Ronalisa Torman

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2476

Palavras-chave:

Função Materna, Interdisciplinariedade, Nutrição, Obesidade Mórbida, Psicologia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo verificar se o profissional da Nutrição frente ao paciente que apresenta Obesidade Mórbida possui conhecimento acerca de como se estabelece a relação deste, com aquela que exerce a função materna. Método: A pesquisa foi de natureza qualitativa tendo como instrumento principal um roteiro de entrevista semiestruturada. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, proposta por (BARDIN, 2011), da qual emergiram duas categorias. Resultados: A amostra foi composta por dez nutricionistas que atendiam ou já haviam atendido pacientes Obesos Mórbidos e que atuavam na região do Vale do Rio dos Sinos e Serra Gaúcha. Constatou-se grande valorização do trabalho interdisciplinar, pois 100% das entrevistadas acreditam ser fundamental trabalhar em equipe na medida que atendem pacientes obesos mórbidos. A análise de conteúdo revelou ainda que 80% das nutricionistas entrevistadas, não possuem conhecimento acerca de como se estabelece a relação do paciente obeso mórbido com aquela que exerce a função materna. Porém todas entrevistadas concordam que uma vez que tivessem esse conhecimento, o mesmo as auxiliaria no atendimento a esses pacientes. Conclusão: Verificou-se que a maioria dos profissionais da nutrição não possui conhecimento acerca de como se estabelece a relação do paciente obeso mórbido com aquela que exerce a função materna e embora trabalhem com pacientes obesos mórbidos, nenhuma das entrevistadas possui curso voltado para obesidade mórbida.

Biografia do Autor

Claudia Petter, Universidade Feevale

Claudia Petter Graduada em Nutrição. Universidade Feevale – Novo Hamburgo-RS. Ronalisa Torman Psicóloga. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Coordenadora do Projeto de Extensão – Laços de Vida. Docente e Supervisora Clínica da Universidade Feevale – Novo Hamburgo-RS.

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

PETTER, Claudia; TORMAN, Ronalisa. O CONHECIMENTO DO NUTRICIONISTA FRENTE AO PACIENTE OBESO MÓRBIDO E A RELAÇÃO COM AQUELA QUE EXERCE A FUNÇÃO MATERNA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2476. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2476. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos