PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE SEMÂNTICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO

Autores

  • Aléxia Islabão dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-5107-0680
  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2479

Palavras-chave:

Coleção de livros didáticos, Conteúdos, Semântica, Análise

Resumo

Através do presente trabalho, realiza-se uma análise da coleção de livros didáticos para Ensino Médio intitulada Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2005) com o objetivo de demonstrar como são abordados os conteúdos da “semântica”. A metodologia deste trabalho consistiu na leitura dos subcapítulos de cada livro pertencente a essa coleção e na descrição da forma como os conteúdos citados são abordados por ela. Como auxílio, também foi elaborado um roteiro que serviu como base para a análise de cada subcapítulo. Além disso, foi realizada uma fundamentação teórica utilizando como embasamento autores da área, como Cançado (2018), Pietroforte e Lopes (2014), Geraldi e Ilari (2006), entre outros. Como resultados, pode-se destacar a análise detalhada da forma como esses livros didáticos abordam de maneira teórica e prática conceitos como sinonímia, antonímia, campo semântico, hiponímia, hiperonímia, polissemia, ambiguidade e pronomes demonstrativos abordados na perspectiva dêitica. Além de uma análise geral da forma como a coleção introduz, desenvolve e organiza seus conteúdos.

Biografia do Autor

Aléxia Islabão dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2017). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação. Atualmente estuda Língua Portuguesa e Literatura.

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português/Espanhol (2003) pelo Centro Universitário UNIVATES, Pós-graduação - Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2004) pelo Centro Universitário UNIVATES, Pós-graduação - Especialização em Língua Latina e Filologia Românica (2016) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (2009) e Doutor em Letras (2014) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola, e tem se dedicado à pesquisa a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Contrastiva e suas interfaces. Possui interesse também na pesquisa em Linguística Românica e em Onomástica: toponímia e antroponímia.

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

ISLABÃO DOS SANTOS, Aléxia; ECKERT, Kleber. PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE SEMÂNTICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2479. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2479. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos