OS USOS DA EDUCAÇÃO PARA PAZ-CIDADANIA COMO MODELO PARA PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS COM POPULAÇÕES EMPOBRECIDAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2583

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Educação para Paz-Cidadania, violências, práticas socioeducativas, educação não escolar.

Resumo

O presente artigo traz resultados da pesquisa que utiliza do modelo de Educação para Paz-Cidadania no desenvolvimento de práticas socioeducativas em regiões empobrecidas, tendo como base teórica o trabalho de autores como Xesús Jares e Paulo Freire. Tal modelo busca servir como possível forma de superação das formas de violência – direta, estrutural e cultural, conforme proposto por Johan Galtung – presentes no contexto histórico-social do Complexo do Salgueiro em São Gonçalo-RJ. O material de análise desta pesquisa foi construído a partir da escrita de diários de campo que relatam as visitas realizadas ao pré-vestibular da ONG Mulheres do Salgueiro durante o ano de 2018. Os diários de campo foram escritos com base na observação de campo a partir da fenomenologia de Edmund Husserl. Como resultados principais do trabalho, destacamos a possibilidade da realização da prática de uma educação não mecanicista nos ambientes de pré-vestibular, dando exemplos reais de como aliar os conteúdos programáticos com práticas socioeducativas que pensem no contexto dos alunos em questão. Outro ponto importante que podemos destacar é a possibilidade da maior visibilidade do contexto atual do Complexo do Salgueiro, em especial, relativo aos impactos da Intervenção Federal presente na segurança do estado do Rio de Janeiro em 2018. É nesse sentido que buscamos um projeto educacional para paz-cidadania: de não aceitação das situações de violência como naturais, buscando por meio da educação a consciência de sua existência, e assim objetivando sua eliminação: eliminação de desigualdades, repressões, abusos contra os direitos humanos de uma maneira geral.

Biografia do Autor

Lucas Salgueiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-graduando (lato sensu) em Educação Básica - Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi monitor das disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia Social durante a graduação, e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Extensão Fora da Sala de Aula da UERJ/FFP. Professor da Educação Básica na rede privada.

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da (UERJ/FFP). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas (FCC-SP). Coordenador-Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP). Coordenador do Projeto de Extensão TEAR – UERJ/FFP. Coordenador do Projeto Proatec/UERJ, intitulado “Dar formação à ação: Produção de Materiais Didáticos para/com Educadores Sociais em São Gonçalo e Regiões Adjacentes” (UERJ/FFP).

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

LOPES, Lucas Salgueiro; FERREIRA, Arthur Vianna. OS USOS DA EDUCAÇÃO PARA PAZ-CIDADANIA COMO MODELO PARA PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS COM POPULAÇÕES EMPOBRECIDAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2583. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2583. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos