A BNCC E O COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES
Resumo
Este trabalho buscar refletir sobre o Componente Curricular Língua Inglesa para o ensino e aprendizagem na perspectiva da proposta da Base Nacional Comum Currricular (BNCC) para o ensino fundamental. Para tanto, pauta-se em estudos documentais e bibliográficos pretendendo verificar as perspectivas desse documento para o processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. Resultados dessa análise indicam para possíveis conflitos e desencontros nos pressupostos pedagógicos indicados pela BNCC, quanto ao uso do conceito língua franca, tanto na composição dos quadros que contemplam os objetivos, conteúdos e as habilidades de aprendizagem apresentados pela BNCC quanto ao que se refere à padronização de conteúdos e a ênfase dada ao ensino estrutural da língua, trazendo assim implicações para o ensino de qualidade de uma língua que é falada mundialmente por indivíduos de diferentes nacionalidades.
Palavras-chave
BNCC; língua inglesa; língua franca; ensino; aprendizagem.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2895
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