PERSPECTIVA SEMIÓTICA DE COMERCIAIS DE ALIMENTOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3073

Palavras-chave:

Semiótica, Propagandas televisivas, Consumidor infantil, Comerciais de alimentos.

Resumo

O contexto de um mercado cada vez mais competitivo, no qual empresas buscam se especializar e atingir nichos específicos, somado às mudanças na estrutura familiar, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, o adiamento da gravidez e menor número de crianças por casa, propiciaram um ambiente de ganho de poder de decisão da criança junto à sua família, fazendo do mercado infantil um atrativo para as empresas. Desta maneira as empresas buscam formas de persuasão para com este nicho, dentre elas, está a adoção de signos no conteúdo de suas propagandas, os quais podem ser analisados através da semiótica. O objetivo desta pesquisa foi explorar, por meio da metodologia da tríade de pontos de Peirce, como os signos são adotados pelas empresas alimentícias na construção de comerciais destinados ao público infantil. Verificou-se a presença destes signos em propagandas televisivas de alimentos infantis, no uso das cores nos anúncios, nas mascotes, na trilha sonora, no ambiente e na escrita. O uso de cores primárias, formatos de letra com continuidade, contextos de diversão e aventura e a presença de mascotes criam uma atmosfera que envolve o consumidor infantil, aproximando simbolicamente a marca à realidade lúdica da criança.

Biografia do Autor

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Possui Mestrado em Administração pela UFMS (2015). Graduado em Administração pela UFMS (2012). Professor adjunto o Campus do Pantanal - CPAN, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui experiência na área de Administração, Métodos Quantitativos de Pesquisa em comportamento do consumidor. Atua nas áreas de Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos e Análise Multivariada de Dados.

Fernando Thiago, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Campus do Pantanal (CPAN) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração do Campus do Pantanal/UFMS. Líder dos grupos de pesquisa Nupemad - Núcleo de Pesquisas Multivariadas em Administração e Proged - Programa de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento de Organizações. Membro dos grupos de pesquisa: Nead - Núcleo de Estudos em Análise do Discurso e Geapan - Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada do Pantanal. Atua nos seguintes temas: Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Gestão do Agronegócio.

Caroline Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Business History". Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Economia das Organizações". Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa "Produção e Desenvolvimento". Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atua nas áreas de Administração, História de Negócios (Business History), Gestão estratégica, Agronegócios, Cooperativismo agrícola, Nova Economia Institucional, Comunicação, Marketing, Governança pública e corporativa. Co-lider do grupo de pesquisa PROGED - Programa de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento de Organizações (UFMS) e membro do grupo de pesquisa NUPEMAD - Núcleo de Pesquisas Estatísticas Multivariadas em Administração (UFMS).

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Publicado

30-07-2022

Como Citar

MACIEL, Wilson Ravelli Elizeu; THIAGO, Fernando; GONÇALVES, Caroline. PERSPECTIVA SEMIÓTICA DE COMERCIAIS DE ALIMENTOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3073. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3073. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos