ESTUDO DE RELAÇÕES INTERCULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DOS MARCOS LEGAIS À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Cassia Maria de Sousa Pereira Instituto Federal do Tocantins IFTO http://orcid.org/0000-0003-2108-5026
  • Rivadavia Porto Cavalcante Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO http://orcid.org/0000-0002-6568-7910
  • Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna Profª do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO http://orcid.org/0000-0002-4112-5470
  • Jair José Maldaner Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO
  • Marcelo Rythowem Brasil Prof. Dr. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, (IFTO)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3074

Palavras-chave:

Educação étnico racial e intercultural. Currículo integrado. Cultura afro-brasileira. Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo objetiva fomentar discussões sobre atualização curricular relacionando Educação Profissional e Tecnológica com Educação para relações étnico-raciais numa perspectiva humanística e intercultural. O estudo baseou-se nos aportes teóricos de estudiosos da Pedagogia histórico-crítica e de estudiosos da temática História e cultura afro-brasileira. Mediante pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise documental analisou-se no recorte investigativo como esta temática, prevista em marcos legais vigentes, está organizada no Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal da região norte brasileira. O estudo indica que a referida temática ocupa lugar periférico e exíguo no currículo, se revelando desvinculada de práticas interculturais e da formação integrada. Urge, portanto, articulação entre currículo escolar e igualdade de direitos educacionais.

Biografia do Autor

Cassia Maria de Sousa Pereira, Instituto Federal do Tocantins IFTO

Graduação em Pedagogia Licenciatura (FEST), Bacharelado em Teologia (FEST) e LICENCIATURA PLENA COM HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA pela Faculdade de Educação Santa Terezinha . Possui Pós-Graduação Lato Sensu, em Ensino de Artes. mestrando no PROfept pelo Instituto Federal do Tocantins( IFTO). Foi professora ensino médio - CEEFM PARSONDAS DE CARVALHO. Atualmente professora de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Araguatins. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: África; cultura; lei nº 10.639/03, arte, música, cinema, dança, arte, cultura, África, afro-brasileira e arte, musica, dança.

Rivadavia Porto Cavalcante, Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

, Dr. em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Profª do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

, Drª. em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Profª do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Jair José Maldaner, Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Dr. em Educação pela Universidade de Brasília, Brasil (2016) Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , Brasil, Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Marcelo Rythowem, Brasil Prof. Dr. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, (IFTO)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2017) Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins , Brasil Prof. Dr. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, (IFTO).

Downloads

Publicado

30-07-2022

Como Citar

DE SOUSA PEREIRA, Cassia Maria; PORTO CAVALCANTE, Rivadavia; GOMES SILVEIRA DE SENNA, Mary Lúcia; MALDANER, Jair José; RYTHOWEM, Marcelo. ESTUDO DE RELAÇÕES INTERCULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DOS MARCOS LEGAIS À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3074. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3074. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos