TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CICLO DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: UM ESTUDO SOBRE TERMOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Pedro Henrique Giaretta Colégio Notre Dame Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3137

Palavras-chave:

TAS, CAE, Ensino de Física, Sequência didática.

Resumo

O presente estudo partiu da constatação de que, no ensino de Física, assuntos como a termologia são apresentados, em geral, sob aspectos muito distantes do cotidiano dos estudantes, e o ensino é focado na transmissão de conteúdos de forma expositiva. Diante disso, buscou-se subsídio na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e na metodologia intitulada Ciclo de Aprendizagem Experiencial (CAE), a fim de responder à seguinte questão norteadora: como o CAE pode servir de suporte metodológico para promover a aprendizagem significativa de termologia para alunos do 9º ano do ensino fundamental? O objetivo do estudo consistiu, portanto, em identificar indícios de aprendizagem significativa de termologia no 9º ano do ensino fundamental a partir da utilização do CAE. No intuito de alcançá-lo, elaborou-se uma sequência didática para abordar os conceitos básicos de termologia, alicerçada nos fundamentos da TAS e constituída de dois ciclos que contemplam as quatro etapas propostas por Kolb e vinculadas ao CAE. A sequência didática foi estruturada em nove encontros e desenvolvida em uma escola da rede privada. De natureza qualitativa e participante, a pesquisa teve como foco a identificação de indícios da aprendizagem. A proposta foi avaliada por meio do diário de bordo preenchido pelo professor pesquisador e pelos materiais produzidos pelos participantes. A análise dos dados coletados apontou para a viabilidade da proposta e a importância de metodologias pautadas na aproximação dos conteúdos aos conhecimentos que os educandos já possuem.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Curso de Física (UPF). Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática (UPF). Programa de Pós-Graduação em Educação (UPF).

Pedro Henrique Giaretta, Colégio Notre Dame Passo Fundo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

30-07-2022

Como Citar

DARROZ, Luiz Marcelo; GIARETTA, Pedro Henrique; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CICLO DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: UM ESTUDO SOBRE TERMOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3137. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3137. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos