THE ENGLISH LANGUAGE PRODUCTION OF A DEAF STUDENT - A CASE STUDY

Priscilla Hasstenteufel

Resumo


O presente artigo descreve a pesquisa que buscou entender se os materiais de ensino, eletrônicos ou não, estão de acordo com as necessidades do aluno surdo. Esta pergunta tornou-se o objetivo geral da minha investigação e seu esclarecimento divide-se nos seguintes objetivos específicos: identificar tipos de atividades de ensino/aspectos lingüísticos que apresentam dificuldades para o aluno surdo; e identificar tipos de atividades de ensino/aspectos lingüísticos que não apresentam dificuldades para o aluno surdo. A metodologia aplicada é a qualitativa descrita, direcionada para o estudo de caso. Esta pesquisa tem sua justificativa direcionada à necessidade de se aprofundar os conhecimentos nesta área tão carente de estudos, que é o trabalho com alunos portadores de necessidades especiais, ou neste contexto específico, o aluno surdo. A aquisição de uma segunda língua foi minha base teórica na pesquisa, assim como neste artigo. Segundo os autores estudados, a aquisição de uma segunda língua perpassa por fatores externo e internos do contexto de vida do aluno e é influenciado pela teoria de educação que o professor adota em suas práticas pedagógicas.

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