TEATRO: UM JOGO DE SABERES E FAZERES

Autores

  • Belonice Medeiros da Silva UFRGS

Resumo

O objetivo principal da pesquisa é investigar os modos de pensar e fazer teatro na escola a partir do ponto de vista dos professores e dos significados sociais que eles conferem às práticas teatrais inseridas no cotidiano escolar. Inspirado na perspectiva de autores como Viola Spolin, Henry Giroux, Flávio Desgranges e Fayga Ostrower, para citar alguns, o estudo enfoca experiências realizadas em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lajeado (RS) que desenvolvem projetos na área de teatro com alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de conversas com professores, de observações diretas das suas práticas pedagógicas, registradas em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas. A interpretação do material coletado fez emergir cinco categorias de análise, o que permitiu compreender a prática teatral como forma de socialização, como recurso didático para a aprendizagem, como fonte de convívio, como conhecimento de si e como processo reflexivo. As análises levam a concluir que o teatro praticado na escola oferece amplas possibilidades de transformação, pois seus elementos pedagógicos, ricos em significados, ajudam a tecer uma educação mais significativa, baseada na expressão dos sentimentos do aluno, o que lhe possibilita uma formação mais humana, comprometida com o outro e consigo mesmo.

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Publicado

01-09-2011

Como Citar

SILVA, Belonice Medeiros da. TEATRO: UM JOGO DE SABERES E FAZERES. Revista Signos, [S. l.], v. 31, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/690. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos