OS TIROS DE GUERRA ATRAVÉS DO JORNAL O PALADINO

Autores

  • Daniela Maria Weber Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Tiro de Guerra. Jornalismo. Vale do Taquari.

Resumo

Este trabalho procura analisar as publicações do jornal O Paladino, de Estrela, que abordavam os Tiros de Guerra da região do Vale do Taquari entre 1921 e 1939. Busca-se compreender o porquê de as notícias serem elogiosas e em quantidade significativa na década de 1920 e quase desaparecerem na década de 1930, quando são publicadas em frases curtas e impessoais. Para tanto, chegou-se a uma hipótese, vinculando a mudança no tratamento dos Tiros de Guerra com a conjuntura política do Rio Grande do Sul e do Brasil, e com as alterações no estilo jornalístico, influenciadas pela industrialização e pluralidade de assuntos estimulada pelas agências de notícias, assim como as relações comerciais que embasavam a vida do periódico. Também são consideradas as alterações de propriedade do jornal e as trocas de diretoria dos Tiros de Guerra. Valendo-se de cuidados metodológicos para o uso da imprensa como fonte de pesquisa histórica, bem como sobre o uso de documentos históricos, busca-se verificar a hipótese por meio da análise das notícias do semanário.

Biografia do Autor

Daniela Maria Weber, Centro Universitário UNIVATES

Licenciada em História pelo Centro Universitário UNIVATES (2010); sócia do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari.

Downloads

Publicado

20-06-2012

Como Citar

WEBER, Daniela Maria. OS TIROS DE GUERRA ATRAVÉS DO JORNAL O PALADINO. Revista Signos, [S. l.], v. 33, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/719. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos