PRÁTICAS COMUNICACIONAIS, SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E AS TESSITURAS DA CIDADANIA

Autores

  • Jane Márcia Mazzarino Univates
  • Cristine Kaufmann

Palavras-chave:

Comunicação. Educação ambiental. Cidadania.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir teoricamente o papel da comunicação na educação ambiental para a construção de práticas cidadãs. O intuito é contribuir na reflexão sobre o cenário atual, no qual se considera que a interação entre sociedade e meio ambiente é eminentemente um processo de comunicação. A ênfase do artigo recai sobre os processos mediados pelos meios de comunicação. Defende-se que as informações mediadas pelos meios de comunicação também devem ser pensadas e produzidas de forma complexa, para que expressem a interdependência entre os acontecimentos do mundo e as formas de cada um agir cotidianamente, para que, assim, cumpram sua função social de disseminar informações ambientais, de modo que seus profissionais se transformem em atores sociais decisivos na educação ambiental, contribuindo para que os receptores também se tornem sujeitos ativos nesse processo.

Biografia do Autor

Jane Márcia Mazzarino, Univates

Doutora em Ciências da Comunicação. Docente e pesquisadora no Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento e coordenadora do projeto de extensão Comunicação para Educação Ambiental do Centro Universitário Univates.

Cristine Kaufmann

Mestre em Ciências da Comunicação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Downloads

Publicado

27-12-2012

Como Citar

MAZZARINO, Jane Márcia; KAUFMANN, Cristine. PRÁTICAS COMUNICACIONAIS, SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E AS TESSITURAS DA CIDADANIA. Revista Signos, [S. l.], v. 33, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/734. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos