COMUNICAÇÃO, TEORIAS E HISTÓRIA: REFERÊNCIAS DE PESQUISA PARA O ESTUDO DA REVISTA O CRUZEIRO

Autores

  • Mateus Dalmáz UNIVATES

Palavras-chave:

Comunicação. Teoria. História.

Resumo

Para o estudo a respeito da crítica da revista O Cruzeiro sobre a política externa brasileira entre 1945 e 1964 – investigação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da PUCRS –, convém esclarecer referenciais teóricos básicos para o uso da imprensa como fonte e objeto de pesquisa. Sem a intenção de abordar o conteúdo das matérias do periódico sobre o tema, o presente artigo tem como proposta o exame de teorias da área da comunicação e de características da imprensa brasileira ao longo do século XX que servem de suporte para o desenvolvimento da pesquisa acima referida.
Diante do universo plural e complexo das teorias das comunicações de massa, buscam-se na tendência representada pelos cultural studies, exposta por Mauro Wolf (2003), e no conceito de campo jornalístico, desenvolvido por Pierre Bourdieu (1997), as referências teóricas para uma investigação inserida na órbita da relação entre história e imprensa. Para a caracterização da mídia impressa no Brasil ao longo do século XX, sobretudo na década de 1950 – espaço temporal abrangido pela investigação em andamento no PPGH –, utiliza-se o estudo desenvolvido por Ana Paula Goulart Ribeiro (2003) sobre a modernização dos jornais cariocas nos anos 1950.

Biografia do Autor

Mateus Dalmáz, UNIVATES

Mateus Dalmáz é doutorando em história pela PUCRS, professor e coordenador do curso de Relações Internacionais da Univates/RS.

Downloads

Publicado

27-12-2012

Como Citar

DALMÁZ, Mateus. COMUNICAÇÃO, TEORIAS E HISTÓRIA: REFERÊNCIAS DE PESQUISA PARA O ESTUDO DA REVISTA O CRUZEIRO. Revista Signos, [S. l.], v. 33, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/738. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos