VIOLÊNCIA NA ESCOLA, EXPRESSÃO DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Margarita Rosa Gaviria Mejia Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Violência. Direitos humanos. Escola. Violência na escola.

Resumo

Neste artigo refletimos sobre as ambiguidades e tensões inerentes aos direitos humanos no marco das expressões de violência que permeiam as relações sociais nas escolas. Isto é, tratamos de práticas de violação dos direitos humanos com base na violência vivenciada pelos diversos atores sociais que interagem na escola. Para discernir acerca do assunto iniciamos esclarecendo a nossa percepção de violência na contemporaneidade, com esse objetivo, discernimos sobre o significado da violência. Depois, desenvolvemos o conceito de violência na escola que orienta as reflexões, mostramos que remete a uma problemática social de ordem global, no âmbito da qual a escola representa um espaço de convergência de conflitos sociais, relacionados com fatores internos e/ou externos à escola. Uma vez conceitualizada a violência na escola, salientamos como esta apresenta diversas configurações, dentre elas abordamos a violência institucional, a violência nas relações interpessoais e a violência contra a escola. E, amparados nas teorias de Abramovay (2009), salientamos que as práticas de violência nas relações interpessoais podem corresponder à microviolência ou à violência dura. O esboço das formas de violência introduz a uma questão intensa em ambientes sociais dominados pela violência, o poder do medo. Sobre essa questão tratamos assinalando que no marco das conflitualidades que se condensam na escola desenvolvem-se sentimentos de medo que suscitam condutas diferenciadas entre os atores sociais, as quais levam à reprodução ou à contestação da ordem na escola, portanto, à produção da violência. Por último, elencamos uma série de medidas para combater a violência na escola, consideradas essenciais pelos especialistas no assunto.

Biografia do Autor

Margarita Rosa Gaviria Mejia, Centro Universitário Univates

Margarita Rosa Gavíria Mejia é Antropóloga, mestre em Antropologia Social (UFRJ) e doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (UFRRJ). Professora da área de Humanidades e do PPGAD Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

31-07-2013

Como Citar

MEJIA, Margarita Rosa Gaviria. VIOLÊNCIA NA ESCOLA, EXPRESSÃO DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/746. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos