DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: A TOLERÂNCIA NÃO BASTA

Autores

  • Ricardo Vieira ESECS-IPL e CIID-IPL

Palavras-chave:

Diversidade cultural. Identidade. Direitos Humanos. Multiculturalismo. Interculturalismo. Educação multicultural. Educação intercultural. Pedagogia intercultural.

Resumo

Este texto interroga os Direitos Humanos, as perspetivas do universal e do particular, a igualdade e diversidade, e questiona a universalização do direito. A instituição escolar está construída sobre a ideia da igualdade e duma base cultural comum a todos os cidadãos. Contudo, o principal desafio que se coloca hoje a todos os profissionais da educação é justamente articular igualdade e diferença. Levantando mais questões do que dando, propriamente, respostas, interrogo-me como construir uma educação para todos onde o currículo e as pedagogias escolares não sejam monolíticas a ponto de destruirem as culturas de origem e as identidades pessoais assentes em lógicas particulares, pouco articuláveis com as concepções genéricas dos direitos humanos.

Downloads

Publicado

31-07-2013

Como Citar

VIEIRA, Ricardo. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: A TOLERÂNCIA NÃO BASTA. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/747. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos