UM NOVO PARADIGMA: DEMOCRACIA E REDES SOCIAIS - O FENÔMENO DAS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE FRATERNIDADE

Autores

  • Ronaldo Miguel da Silva PUCRS - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Fraternidade. Redes Sociais. Política. Capital Social.

Resumo

Presente na história humana desde épocas mais remotas, a fraternidade foi adquirindo sentido universal, chegando à época moderna como um princípio politológico. No entanto, suplanta esse aspecto em um significado mais amplo, de revelar a todo homem e a toda mulher de todos os tempos a concepção do bem e da verdade, numa dependência pró-verdadeira das relações interpessoais. Nesse sentido, introduz-se o tema da teoria das redes que, em sua forma mais positiva, é a ciência, cuja prática metodológica tem se tornado um modo de inclusão no mundo multiculturalista, de mobilização universal e de aprimoração do senso comum. Dessa maneira, este ensaio pretende articular comunicação e política sondando, desde então, a possibilidade do fenômeno das redes sociais como vetor de fraternização.

Biografia do Autor

Ronaldo Miguel da Silva, PUCRS - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Doutorando em Filosofia Analítia Epistemilogia Social O Testemunho como fonte de Conhecimento e Justificação PPG - PUCRS

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

SILVA, Ronaldo Miguel da. UM NOVO PARADIGMA: DEMOCRACIA E REDES SOCIAIS - O FENÔMENO DAS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE FRATERNIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/755. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos