O POTENCIAL CRÍTICO-SOCIAL DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR DOS PROFESSORES PAULO FREIRE E ERNANI MARIA FIORI EM DIFERENCIAÇÃO À TENDÊNCIA CONSERVADORA DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS

Autores

  • Luiz Gilberto Kronbauer
  • Rudinei Muller Instituto Federal - Bento Gonçalves

Palavras-chave:

Educação popular. Emancipação. Soberania popular. Democracia.

Resumo

A proposta deste ensaio é compreender a concepção de educação popular dos professores Paulo Freire e Ernani Maria Fiori, que afirma um compromisso primeiro com a vida, com o pensar a existência. Esses educadores existenciam seu pensamento numa pedagogia da práxis, que, desde a imanência da experiência histórica e social dos oprimidos, propõe uma pedagogia do oprimido. Essa filosofia da educação apresenta duas características da tradição filosófica que perpassam suas reflexões: o existencialismo, de cunho fenomenológico, e a dialética, de uma teoria da práxis, no modo da teoria crítica. Dessa forma, a educação ou é libertadora ou não é educação. A partir disso, confrontara-se essa concepção de educação às posições da filosofia de Habermas, verificando seu (im)possível diálogo, suas posições em relação à filosofia de Marx, Adorno e Horkheimer e sua posição filosófica frente às questões histórico-sociais ao assumir uma filosofia universal, talvez mais alinhada com posições e práticas conservadoras. Busca-se reafirmar e restabelecer a importância da educação e da soberania popular para a efetivação da democracia.

Biografia do Autor

Luiz Gilberto Kronbauer

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia N. S. da Imaculada Conceição (1982), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Foi coordenador dos Cursos de Graduação em Filosofia da Unisinos e do Unilasalle, de 1994 a 2000 e de 1995 a 1999, respectivamente. Atuou como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - do Unilasalle. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, lotado no departamento de Fundamentos da Educação, e é coordenador do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional. Pesquisa acerca das implicações epistemológicas e éticas da educação - Epistemologia e Educação. Seu projeto atual é sobre Formação de Professores de Filosofia. Tem ainda larga experiência na área de Filosofia, com ênfase na Ética Clássica e interfaces entre filosofia e educação, ética e gestão. Referenciais: dialética, fenomenologia e hermenêutica.

Rudinei Muller, Instituto Federal - Bento Gonçalves

Professor de filosofia do IFRS: Bento Gonçalves: Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação. Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1990), Mestre (1997) e Doutor (2011) em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul .

Downloads

Publicado

01-08-2014

Como Citar

KRONBAUER, Luiz Gilberto; MULLER, Rudinei. O POTENCIAL CRÍTICO-SOCIAL DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR DOS PROFESSORES PAULO FREIRE E ERNANI MARIA FIORI EM DIFERENCIAÇÃO À TENDÊNCIA CONSERVADORA DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/760. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos