OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • Ana Paula Dessoy
  • Ana Paula Krein Müller
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
  • Miriam Ines Marchi

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ensino da Matemática. Geometria.

Resumo

O presente texto é um relato de experiência que teve como objetivo averiguar se a utilização de tecnologias poderia auxiliar os estudantes no processo de construção da aprendizagem, envolvendo o estudo da área de figuras geométricas planas. A prática pedagógica foi desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município de Lajeado, abordando a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, com o uso de ferramentas, como vídeos, jogos on-line, software geoplano, e a produção de mapas conceituais por meio do Cmap Tools. A proposta fundamentou-se nas ideias de Moran (2003), que destaca a importância de se adotarem diferentes ambientes para a construção da aprendizagem. Os resultados apontam que os estudantes se mostraram estimulados em realizar as atividades sugeridas, participando ativamente dos diferentes momentos de construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

27-12-2014

Como Citar

DESSOY, Ana Paula; MÜLLER, Ana Paula Krein; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; MARCHI, Miriam Ines. OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM AUXILIANDO NO ENSINO DE GEOMETRIA. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/773. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos