PROBLEMATIZANDO O ENSINO E AS APRENDIZAGENS EM CIÊNCIAS EXATAS NO CONTEXTO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sonia Elisa Marchi Gonzatti UNIVATES
  • Ieda Maria Giongo Univates
  • Jane Herber Univates
  • Marli Teresinha Quartieri Univates

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências Exatas, Fluência em Aprender, Anos Iniciais

Resumo

Este trabalho apresenta os principais resultados que emergem de uma investigação realizada em cursos de formação continuada desenvolvidos por um grupo de pesquisadoras que trabalha com a temática do Ensino de Ciências Exatas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os cursos têm como objetivos problematizar o ensino de Ciências nesse nível de ensino e contribuir para a qualificação da prática docente, por meio do desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicas inovadoras, sustentadas teoricamente na perspectiva da educação científica e do aprender pela pesquisa e no princípio do isomorfismo pedagógico. A questão central que orienta a análise desenvolvida visa a investigar em que medida as experiências de formação vivenciadas nos cursos propiciam a evolução da aprendizagem dos professores participantes, tanto no que se refere à aquisição de conceitos quanto à sua prática em sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados congregam observações empíricas das pesquisadoras, bem como os relatos orais dos professores, gravados em áudio, e os relatórios que os mesmos pesquisadores ou professores produziram apresentando as atividades desenvolvidas com as suas turmas. Como resultado geral percebeu-se que os professores demonstraram fluência em aprender. Além disso, estenderam essa experiência até suas salas de aula, na medida em que desenvolveram diversas situações de ensino que indicam que seus alunos também foram mobilizados para novas aprendizagens. Tanto as vivências propostas no curso quanto aquelas desenvolvidas pelos professores com seus alunos sinalizam que novas posturas epistemológicas vêm sendo construídas nos processos de ensino e aprendizagem, constatação evidenciada nos materiais analisados pela emergência de pressupostos que são relativamente consensuais sobre a natureza do aprendizado.

Downloads

Publicado

27-12-2014

Como Citar

GONZATTI, Sonia Elisa Marchi; GIONGO, Ieda Maria; HERBER, Jane; QUARTIERI, Marli Teresinha. PROBLEMATIZANDO O ENSINO E AS APRENDIZAGENS EM CIÊNCIAS EXATAS NO CONTEXTO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/774. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos