REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DA ESCOLA MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Marcelo Franco Leão, Suzana Feldens Schwertner, Rogério José Schuck, Marli Teresinha Quartieri

Resumo


Este estudo tem como objetivo discutir desafios da educação na contemporaneidade e interfaces com a formação docente. Para tanto, foram realizadas reflexões sobre aspectos que envolvem a crise da escola moderna e a transição para a escola contemporânea. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu uma professora que atua na Educação Básica do município de Pantano Grande – RS/BRA e foi desenvolvido no primeiro semestre de 2014. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, constituída por dez questões abertas, seguida da produção de uma imagem que retratasse a concepção de escola dessa professora. Por meio do estudo realizado, foi possível identificar os seguintes desafios da educação na contemporaneidade: superar o modelo tradicional deixado pela escola moderna, adequação metodológica que considere a diversidade e a heterogenia cultural, atualização tecnológica, reestruturação do espaço e das relações escolares e necessidade de fortalecimento da formação de professores para atender às demandas atuais.

Palavras-chave


Educação; Desafios; Formação de professores.

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Direitos autorais 2017 Marcelo Franco Leão, Suzana Feldens Schwertner, Rogério José Schuck, Marli Teresinha Quartieri

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