REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DA ESCOLA MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir desafios da educação na contemporaneidade e interfaces com a formação docente. Para tanto, foram realizadas reflexões sobre aspectos que envolvem a crise da escola moderna e a transição para a escola contemporânea. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu uma professora que atua na Educação Básica do município de Pantano Grande – RS/BRA e foi desenvolvido no primeiro semestre de 2014. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, constituída por dez questões abertas, seguida da produção de uma imagem que retratasse a concepção de escola dessa professora. Por meio do estudo realizado, foi possível identificar os seguintes desafios da educação na contemporaneidade: superar o modelo tradicional deixado pela escola moderna, adequação metodológica que considere a diversidade e a heterogenia cultural, atualização tecnológica, reestruturação do espaço e das relações escolares e necessidade de fortalecimento da formação de professores para atender às demandas atuais.
Palavras-chave
Educação; Desafios; Formação de professores.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2017 Marcelo Franco Leão, Suzana Feldens Schwertner, Rogério José Schuck, Marli Teresinha Quartieri
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: