REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DA ESCOLA MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcelo Franco Leão Centro Universitário UNIVATES
  • Suzana Feldens Schwertner Centro Universitário UNIVATES
  • Rogério José Schuck Centro Universitário UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Educação, Desafios, Formação de professores.

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir desafios da educação na contemporaneidade e interfaces com a formação docente. Para tanto, foram realizadas reflexões sobre aspectos que envolvem a crise da escola moderna e a transição para a escola contemporânea. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu uma professora que atua na Educação Básica do município de Pantano Grande – RS/BRA e foi desenvolvido no primeiro semestre de 2014. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, constituída por dez questões abertas, seguida da produção de uma imagem que retratasse a concepção de escola dessa professora. Por meio do estudo realizado, foi possível identificar os seguintes desafios da educação na contemporaneidade: superar o modelo tradicional deixado pela escola moderna, adequação metodológica que considere a diversidade e a heterogenia cultural, atualização tecnológica, reestruturação do espaço e das relações escolares e necessidade de fortalecimento da formação de professores para atender às demandas atuais.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestre em Ensino pela UNIVATES. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/UAB. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT

Suzana Feldens Schwertner, Centro Universitário UNIVATES

Graduada em Psicologia pela UFRGS. Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS. Pós Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.

Rogério José Schuck, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Pós-graduado em Gestão Universitária pela Univates. Mestrado e Doutor em Filosofia pela PUC-RS. Professor do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário UNIVATES

Graduada em Ciências e Matemática. Mestre em Matemática Aplicada. Doutora em Educação. Professora do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

27-12-2014

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; SCHWERTNER, Suzana Feldens; SCHUCK, Rogério José; QUARTIERI, Marli Teresinha. REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DA ESCOLA MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/776. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos