MÍDIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: QUEM ENSINA E QUEM APRENDE?

Ângela Bitencourt Zimmermann, Rosmari Terezinha Cazarotto

Resumo


Nas últimas décadas, o uso das tecnologias tem atingido os mais variados segmentos da sociedade. Os muros das escolas foram transpostos por elas e os docentes encontram-se frente a frente com um novo dilema: organizar sua ação educativa, reorganizar o currículo escolar e agregar as mídias e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na rotina docente. O presente artigo busca investigar e refletir sobre a utilização das Mídias e das TICS no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM), de Estrela/RS. A investigação tem como objetivo identificar quais fatores influenciam a pesquisa e a ação dos professores que lecionam no Curso Normal da referida instituição. O exercício da docência com carga horária semanal excessiva; a falta de tempo para estudos; pesquisa e planejamento; e a dificuldade em participar de cursos de capacitação para a utilização de tecnologias em sala de aula foram citados como os principais fatores que dificultam a utilização das mídias e das TICs na prática docente no Curso Normal no IEEEM.

Palavras-chave


Mídias, TICs; Curso Normal; Formação de Professores.

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