MÍDIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: QUEM ENSINA E QUEM APRENDE?

Autores

  • Ângela Bitencourt Zimmermann Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM
  • Rosmari Terezinha Cazarotto

Palavras-chave:

Mídias, TICs, Curso Normal, Formação de Professores.

Resumo

Nas últimas décadas, o uso das tecnologias tem atingido os mais variados segmentos da sociedade. Os muros das escolas foram transpostos por elas e os docentes encontram-se frente a frente com um novo dilema: organizar sua ação educativa, reorganizar o currículo escolar e agregar as mídias e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na rotina docente. O presente artigo busca investigar e refletir sobre a utilização das Mídias e das TICS no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM), de Estrela/RS. A investigação tem como objetivo identificar quais fatores influenciam a pesquisa e a ação dos professores que lecionam no Curso Normal da referida instituição. O exercício da docência com carga horária semanal excessiva; a falta de tempo para estudos; pesquisa e planejamento; e a dificuldade em participar de cursos de capacitação para a utilização de tecnologias em sala de aula foram citados como os principais fatores que dificultam a utilização das mídias e das TICs na prática docente no Curso Normal no IEEEM.

Biografia do Autor

Ângela Bitencourt Zimmermann, Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM

Professora no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM - Estrela/RS. Especialista em Mídias na Educação - UFPEL - Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Rosmari Terezinha Cazarotto

Doutora Professora na UNIVATES.

Downloads

Publicado

03-07-2015

Como Citar

BITENCOURT ZIMMERMANN, Ângela; CAZAROTTO, Rosmari Terezinha. MÍDIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: QUEM ENSINA E QUEM APRENDE?. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/786. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos