PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR

Milene Vieira Santos Rocha, Eniz Conceição de Oliveira

Resumo


O processo de aprendizagem não é passivo. Estratégias diversificadas de ensino envolvem possibilidades que se atrelam aos conteúdos e contribuem para a aprendizagem significativa. Para esta prática, os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu têm sido importantes meios de capacitação para o magistério superior. Muitos aspirantes à docência buscam especializações em Metodologia, Didática ou Docência do Ensino Superior como primeira experiência para seguir a carreira docente. Considerando esse aspecto, parte-se do princípio de que as especializações devem ser bem conduzidas a fim de atender às expectativas do mercado de trabalho nessa área e melhorar a qualificação profissional. Assim, entrelaçando a perspectiva de docentes em formação e o desenvolvimento de atividades práticas didáticas como mediação dinâmica do ensino-aprendizagem, este trabalho objetiva expor as percepções de alunos e docente de uma disciplina do curso de Pós-Graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior de Imperatriz-MA ao utilizarem-se duas estratégias didáticas: a discussão em sala de aula e a solução de problemas. Nessa experiência, foi perceptível a predisposição dos pós-graduandos em participar das atividades, assim como do docente em possibilitar conhecimentos por meio de estratégias diferenciadas da aula expositiva comumente utilizada.

Palavras-chave


Pós-graduação; Estratégias Didáticas, Qualificação, Magistério Superior

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