PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR

Autores

  • Milene Vieira Santos Rocha Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição de Oliveira Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Pós-graduação, Estratégias Didáticas, Qualificação, Magistério Superior

Resumo

O processo de aprendizagem não é passivo. Estratégias diversificadas de ensino envolvem possibilidades que se atrelam aos conteúdos e contribuem para a aprendizagem significativa. Para esta prática, os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu têm sido importantes meios de capacitação para o magistério superior. Muitos aspirantes à docência buscam especializações em Metodologia, Didática ou Docência do Ensino Superior como primeira experiência para seguir a carreira docente. Considerando esse aspecto, parte-se do princípio de que as especializações devem ser bem conduzidas a fim de atender às expectativas do mercado de trabalho nessa área e melhorar a qualificação profissional. Assim, entrelaçando a perspectiva de docentes em formação e o desenvolvimento de atividades práticas didáticas como mediação dinâmica do ensino-aprendizagem, este trabalho objetiva expor as percepções de alunos e docente de uma disciplina do curso de Pós-Graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior de Imperatriz-MA ao utilizarem-se duas estratégias didáticas: a discussão em sala de aula e a solução de problemas. Nessa experiência, foi perceptível a predisposição dos pós-graduandos em participar das atividades, assim como do docente em possibilitar conhecimentos por meio de estratégias diferenciadas da aula expositiva comumente utilizada.

Biografia do Autor

Milene Vieira Santos Rocha, Centro Universitário UNIVATES

Mestranda em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário - UNIVATES, Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST. Pesquisadora pelo Projeto ALMA, Grupo Memórias, Diversidades e Identidades Culturais da UFMA. Assessora Pedagógica na Faculdade Pitágoras de Imperatriz. Servidora Pública na Rede Municipal de Ensino de Imperatriz-Ma

Eniz Conceição de Oliveira, Centro Universitário UNIVATES

Doutora, Mestre, Especialista e Graduada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Docente no Programa de Pós- Graduação em Ambiente e Desenvolvimento – PPGAD e Professora Titular pelo Centro Universitário UNIVATES; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Exatas – PPGECE; Atuante nas linhas de pesquisa interdisciplinares: Tecnologia e Ambiente; Espaço e Problemas Socioambientais; Ciência, Sociedade e Ensino; Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino

Downloads

Publicado

03-07-2015

Como Citar

ROCHA, Milene Vieira Santos; OLIVEIRA, Eniz Conceição de. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/789. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos