FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LETRAMENTOS PARA O ALUNO SURDO A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE CAPACITAÇÃO NO CAS-PI

Autores

  • Ediane Silva Lima Universidade Federal do Piauí
  • Ronald Taveira da Cruz Universidade Federal do Piauí
  • Iveuta Abreu Lopes Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Surdo. Estratégias de ensino. Formação docente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral identificar o(s) processo(s) de letramento(s) relacionado(s) a estratégias de ensino de leitura e escrita para serem desenvolvidas com alunos surdos. E como objetivos específicos: abordar a(s) temática(s) discutida(s) e apresentada(s) durante o curso de capacitação docente; verificar com o público docente participante desse curso, seus interesses e expectativas reais quanto ao processo e formação para com o público surdo e, finalmente, perceber se os participantes possuem conhecimentos e noções básicas de letramento especificamente para atuar com o público surdo. Para tal, fundamentamo-nos em teóricos como Street (2014) e Soares (2002), que abordam as principais questões e noções de práticas de letramentos; Brito (2007), que apresenta a leitura como enfoque do processo ensino-aprendizagem; De Karnopp (2005), com algumas experiências e noções de letramentos para surdos. A relevância em investigar essa temática justifica-se pela importância em discutir e abordar essa temática tendo em vista a expansão, o desenvolvimento e até mesmo o grande número de interessados em estudar e aprender Libras nos últimos anos. E, como fundamentos metodológicos, optamos por fazer uma pesquisa de campo com enfoque na observação das aulas e aplicação de questionários no sentido de perceber como as estratégias de letramentos a surdos eram apresentadas e discutidas no Centro de Assistência a Surdos, localizado no município de Teresina-PI. Assim, verificamos que, a respeito das práticas desenvolvidas e discutidas durante o curso, o processo de leitura e escrita desenvolvido por meio de gêneros textuais pode e deve ser trabalhado sob todas as formas e possibilidades em todas as disciplinas, pois não somente possibilita um ensino real, como também eficaz e primordial para o aprendizado desses alunos.

Biografia do Autor

Ediane Silva Lima, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Especialização em LIBRAS, pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo-IESM (2011). Atualmente é Mestranda em Linguística pela UFPI (Turma/Biênio 2014-2016). Atua como docente do Instituto de Ensino Superior Múltiplo, com os seguintes temas: Língua Portuguesa, Formação Docente, Linguística Textual, LIBRAS e Linguística da LIBRAS.

Ronald Taveira da Cruz, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília (2002) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutor em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Tem experiência na área de Linguística, Filosofia e Psicologia, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Filosofia da Linguagem, Psicolinguística, Psicopedagogia e Literatura Comparada. Professor da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

LIMA, Ediane Silva; CRUZ, Ronald Taveira da; LOPES, Iveuta Abreu. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LETRAMENTOS PARA O ALUNO SURDO A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE CAPACITAÇÃO NO CAS-PI. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/791. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos